domingo, 30 de janeiro de 2011

QUANDO A CULPA É NOSSA

Tudo bem: você, quando come alguma coisa na rua, não sai por aí jogando a embalagem no chão. Quando toma água ou refrigerante no carro não joga nada pela janela. Ok, você faz a sua parte, certo? E aí você se irrita com quem faz isso. Realmente, há pessoas que nos irritam com atitudes de gente porca, imunda, que não deveria ter o direito de conviver com os outros seres humanos. É mesmo uma questão de higiene. E higiene não é questão de estética, é para prevenir doenças, oh! Porcalhões! Cascas de frutas podres nas ruas atraem moscas varejeiras que nos trazem sérias doenças. Não deveríamos estar expostos a doenças que já deveriam estar erradicadas, por causa de pessoas sem higiene. E, no entanto, estamos.
Não temos mais tempo para conivências. É preciso agir e agir rápido. Quando um estranho joga um entulho que entupirá um bueiro está colocando em risco não só a sua saúde como a nossa. E que atitude tomamos? Nenhuma. Falamos, falamos, mas ninguém alerta o estranho sobre seu ato falho. Pior é quando quem joga o entulho é nosso vizinho, ou nosso amigo. Como dizer-lhes o que já deveriam saber, sem o constrangimento de ter que dizer-lhes o óbvio? Se nós sabemos, porque eles não sabem? Porque não foram ensinados? Porque é o seu modo de demonstrar rebeldias contra o sistema? Porque dessa maneira se vingam de nós por algum motivo que só eles sabem?
Até quando viveremos sob a ditadura da maioria burra? Por que não é politicamente correto dizer aos outros o que devem fazer? Porque temos que respeitar a democracia, onde cada um tem o direito de emporcalhar a rua onde também moramos?
Não basta fazermos a nossa parte. É preciso cobrar na cara dura. Que tal sermos lembrados pela geração chata que resolveu por fim às porcarias?

30/01/11

Um comentário:

  1. Bom, eu não cobro na cara dura, não gosto de criar problemas, as pessoas são agressivas e ignorantes, fico com meus humildes exemplos.
    Não culpo as pessoas por inteiro, culpo também, mas sempre culpo o grande sistema que não nos educa nada bem. que seja

    ResponderExcluir