domingo, 30 de janeiro de 2011

ESQUERDA OU DIREITA

Se sou de esquerda ou de direita?  Não sei. Lembrei de uma frase agora, nem sei se fui eu quem a fez ou se a li em algum lugar:  - “Na direita está a mão que executa e na esquerda está o coração que sente”. - Gosto da idéia do comunismo, sabe?  De partilhar, de viver em bando, de uma fêmea amamentando não só seus filhos, mas os filhos de outras mães sem leite. Acho que os dons que recebemos, não sei de quem, teriam  que  ser patrimônio da humanidade. Assim como os recursos que a natureza nos oferece. Sonho com o dia em que a humanidade chegará a isso, sinceramente.  Sonho com o dia em que todos voltaremos a andar nus, porque nesse dia descobriremos que tudo o que é supérfluo é maléfico à essência do Homem. Sonho com o dia em que não haverá mais nenhuma criança  faminta, pagando por  erros  que não cometeu. Sonho porque sou humana, não sou animal de outra espécie, Não mataria um igual nem por sobrevivência.  Todavia, tenho a cabeça nas nuvens, mas os pés no chão e por isso gosto também da ideia do capitalismo. Gosto da ideia de defender o que é meu. Gosto da ideia do progresso. Há pessoas que tem o dom da boa mão-de-obra, outras tem o dom de saber investir seu capital.  Há até gente, acredite, que não nasceu pra ser patrão, que trabalha melhor sendo direcionado. Admiro belas arquiteturas. Gosto de receber bons salários, de viajar, aprender idiomas, outras culturas. Gosto de avião. Pago a passagem  com dinheiro ganho por mim. Porque tenho sede do saber, do fazer, do aprender a fazer. E depois poder usufruir do meu dinheiro para o meu prazer. Não tenho muita paciência com gente preguiçosa. Do pensar preguiçoso. Do se encostar nos outros. Se é pra fazer vou fazer bem feito. Dar o melhor de mim. E quero ganhar por isso. Acho injusto o pagamento igual para pessoas desiguais.  Envolvidos com o trabalho todos nós estamos, mas comprometidos poucos. Tento criar o meu diferencial.  Sem hipocrisia.
                Me aborrecem profundamente os turrões. Tanto de um lado quanto de outro. Me aborrecem  os preconceituosos de qualquer esfera. Me aborrecem profundamente as pessoas que querem as mesmas coisas que eu mas ainda não enxergaram isso. Mas, me aborrecem só quando estou aborrecida. Fora disso tenho pena. Tenho pena de quem crê, tenho pena de quem não crê mais. E entendo os que crêem e porque crêem. E entendo os que não crêem e porque não crêem. Tenho muitos amigos  que se dizem de esquerda e muitos de direita. Tenho amigos que vão à igreja e outros que vão aos botecos. Tenho amigos fanáticos por futebol e outros por música. E dos que gostam de futebol, tenho de vários times. E dos que gostam de música tenho de várias tendências. Tenho amigos que votariam no Lula de novo e outros que não votarão jamais. E tenho alguns que ainda nem votaram. E quer saber de uma coisa ? Sinceramente pra mim não importa. Pra mim a diferença está em cada um tirar o lixo do seu quintal e da porta da sua casa e de dentro do seu coração. Os governos passarão. O exemplo que dermos ficará nos nossos filhos e nos filhos dos nossos filhos. Quero continuar a ser decente. Quero ter a consciência tranqüila de que se um dia meu filho roubar, corromper, violentar ou assassinar alguém não terá sido pelo meu exemplo. Não temos uma bola de cristal nem somos sensitivos para olhar nos olhos de um político e sabermos se ele é bem intencionado. Acho que, como eu,  nenhum brasileiro deve ser culpado pelo voto de confiança que deu ou dará nas eleições. Porque cada um, à sua maneira, acredita piamente que, com o seu candidato, o Brasil vai melhorar e o mundo vai melhorar.  
                Se sou de esquerda ou direita ? Continuo sem saber. Mas sei que se não acreditar no que eu possa fazer pelos meus semelhantes e pelo  meu país  não fiz da minha vida o que ela merece.
                                                          
 07/07/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário