domingo, 30 de janeiro de 2011

O CONTO DOS 99

Chego à conclusão de que realmente o Brasil é o país dos 99. Já faz tempo que isso me aborrece profundamente. Em todas as propagandas da TV, do rádio, dos jornais, das bancas, só se vê o bendito 99: “apenas 199,00, aproveite!” Isso, quando não usam o intragável complemento: “...em 10 parcelinhas de 19,90...”
Será que algum dia existirá um corajoso que anunciará: “apenas 200,00, aproveite” ?
Parece pouca a diferença entre 199,00 e 200,00 mas se todos usam o 199,00 é porque ainda funciona a estratégia. A explicação que me deram um dia é que o nosso inconsciente fixa apenas o primeiro algarismo da esquerda, no caso o número 1, então o pobre tem a impressão que o objeto custa cento e poucos reais. Não percebe que esses “poucos” são 99, quase outros 100. Depois da compra efetuada ele fica procurando no bolso onde enfiou o troco dos 200,00. – Que troco, sua anta? – Na cabeça do otário ele comprou por 100 reais e ainda em 10 parcelas de 10 reais. – Nossa, que ofertão, hein? -
Tentativa de iludir o consumidor pra mim é propaganda enganosa e deveria ser punida, mas enfim, quem sou pra querer mudar as regras de mercado de um país inteiro?
É nessa hora que me ponho a refletir: se eu que nem me julgo tão esperta já percebi esse jogo há muito tempo, como as outras pessoas não perceberam ainda que isso é ilusão de ótica?  O povo realmente ainda se ilude ou não se incomoda, o que pra mim dá na mesma, porque enquanto não se incomodar é egoísta e conivente.
Eu não sei o que me dá mais raiva: se é quem tenta iludir ou se quem se deixa iludir sem a menor resistência, sem perder um segundo pra fazer as contas.
Já peguei tanta birra dessa estória que pra mim tudo o que cheira embromação já vou chamando logo de 99. Por exemplo, quando alguém vem com uma conversa com intenção de me enrolar, já penso comigo: “lá vem mais um papo 99.” A associação de idéias é imediata.
E como tem gente com papo 99 neste país! Há pessoas que já nascem 99. Olho pra elas e já vejo um 9 em cada olho. Mas dessas pessoas, individualmente, é fácil me desvencilhar, porque a gente aprende com o tempo a se proteger.
O duro é quando aparecem os políticos 99. Aí a coisa fica séria, porque manda a democracia que eu tenho que acatar a decisão da maioria, mesmo que me custe. Quando vejo um autêntico político 99, no seu linguajar farto e fácil, especialista em estratégias de marketing popular, fazendo seus discursos inflamados e se misturando com o povo, chega a me dar um frio na espinha. A imagem que me vem à cabeça é a de uma banca de ofertas, com os incautos se engalfinhando em torno da plaquinha:
“APENAS 199,00, APROVEITE!!”
E nessa hora, mesmo quem já não caia no conto dos 99, nada mais pode fazer.


03/08/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário