COISAS DO TIO GU


COISAS DO TIO GU            ( O Futebol)

- E aí? Torcendo muito pelo Brasil?
- Sempre torço pelo meu país, Tio. Há décadas torço por ele.
- E o que você achou do último jogo?
- Jogo? Ah! Você está falando de futebol?
- Claro. Do que você pensou que eu estivesse falando?
- Pensei que estivesse falando de coisa mais... deixa pra lá.
- Mas você viu o jogo ou não?
- Vi e não vi. Ah, Tio, eu não presto pra ver jogo não. Sou muito distraída Quando vejo o Kaká com a bola, por exemplo,ao invés de prestar atenção no lance, fico calculando mentalmente quanto um dia de trabalho dele equivale ao meu e aí já começo a fazer cálculos, inclusive com os centavos, porque gosto de cálculos precisos. Quando termino a conta, ou ele já passou a bola há muito tempo, ou já chutou pro gol. Mas aí, pra mim pouco importa porque já peguei algum outro lance que me chamou a atenção por um motivo que nada tem a ver com o lance, e quando vejo já acabou o jogo...
- Mas então você não torce pela vitória do Brasil?
- No que mudará a minha vida se ele ganhar um jogo, ou todos?
- Você ficará orgulhosa do seu país ser campeão.
- Só isso? Nenhum aumentinho de salário, nada? Nem um mês de férias?
- Duvido que você não torça nem um pouquinho, lá dentro do seu coração...
- Antigamente até torcia, mas hoje em dia não tenho mais paciência. Tio, há coisas no futebol que não mudam nunca e isso me deixa louca de raiva.
- Mas o que você queria que mudasse?
- Primeiro, não concordo com o impedimento.Pra quê tem que ter impedimento? O cara corre, corre e só porque o adversário dá um passinho pra frente ele já não pode mais chutar pro companheiro fazer o gol. A tal da linha do impedimento. Ora, o adversário não tem peito pra encarar, sai da frente. Quem pode mais chora menos.
- Outra coisa que me irrita é o juiz decidir se foi gol ou não. Antigamente, quando não havia televisão até que ele era necessário, mas agora, com tanta tecnologia, não faz mais sentido. Por que ele não usa um daqueles aparelhinhos que mostram várias câmeras on-line?  Já pensou que interessante seria? A cada lance que ele tivesse dúvida seria só interromper o jogo, acionar as dez câmaras disponíveis e ele veria o lance de vários ângulos. Depois mandaria o jogo prosseguir. Não haveria mais gol impedido, nem gol de ombrinho...
- E os cartões? Deveria haver multa pro jogador que ganha cartão. Tipo, 100.000 reais por cartão. O jogador ficou nervoso, coitadinho! Xingaram a irmã dele! Quero ver ficar nervoso trabalhando 10 horas por dia como eu. Já pensou se a cada vez que fico nervosa eu chutasse a canela do meu chefe? Aí, expulsam o cara e o time dele fica com um a menos, tendo que dar conta dos 11 do outro lado. Belo espírito de equipe, o nervosinho! Pó, ganha o jogo primeiro e depois zua à vontade com quem te irritou.
- Mas, com essas mudanças que você está propondo, o futebol perderia toda a graça!
- Você pediu a minha opinião e eu dei. Acho que se os homens não mudam regras esdrúxulas de um jogo, quando mudarão coisas mais...? Deixa pra lá, de novo...


03/07/10




COISAS DO TIO GU            (O óxido nítrico)

Quer ver brilharem os olhinhos do Tio Gu é quando, em algum momento, se fala em óxido nítrico! Pena que ele nunca termina de me explicar, não sei por quê.
- Um dia todos ainda entenderão que o óxido nítrico é a razão da vida na Terra! – Exclama emocionado.
- Mas, Tio, você fala e fala, e até hoje não consigo atinar o que seja exatamente esse óxido nítrico. (Atiço, esperançosa) -Pode começar tudo do começo, por favor? 
-Tá bem – responde o Tio, já se preparando para mais uma das suas aulas enfadonhas de química. – O óxido nítrico é um gás cujo símbolo químico é NO...
- Por que o símbolo químico é NO? – Pergunto, tentando, desta vez, não deixa-lo falar nada que eu não entenda.
- O N é do Nitrogênio e o O é do Oxigênio. Isso quer dizer que ele tem uma molécula de Nitrogênio e uma de Oxigênio.
- Ah! Assim como na água a fórmula é H2O porque contém duas moléculas de hidrogênio e uma de Oxigênio.  – Entendi. Continue.
- A altas temperaturas o Nitrogênio e o Oxigênio se combinam para formarem o óxido nítrico, como nos relâmpagos, por exemplo..
- Tio, você me disse um dia que o ar da nossa atmosfera é composto basicamente de 80% de nitrogênio e 20% de oxigênio. Tem um pouquinho de outros gases também, mas não lembro os nomes deles. Isso quer dizer que a fórmula do ar poderia ser N4O? E no óxido nítrico o nitrogênio perdeu 3 das suas moléculas? Se na natureza nada se cria e nada se perde, onde elas foram parar?
- Posso continuar ou não? O óxido nítrico é um gás solúvel em lipídeos, sintetizado pelas células endoteliais...
- O que são células endoteliais?
- Célula endotelial é um dos tipos de epitélio...
- E o que é um epitélio?
- O epitélio é uma camada celular que cobre todas as superfícies internas e externas do corpo...
- Volta um pouco, Tio: O que são lipídeos? O que quer dizer sintetizar? E o que é uma camada celular?
- Chega.

03/06/10




COISAS DO TIO GU            (O Paradigma)

- Você conhece, Einstein, Santos Dumont  e Coco Chanel?
- Já ouvi falar. De áreas diferentes, mas todos famosos.
- Você sabe o que os três tinham em comum?
- Todos eles tinham gases?
- O que é isso, criatura? De onde tirou isso?
- Ah, sei lá, Tio. É que fiquei com aquela estória dos gases e do colesterol na minha cabeça.
- Não. Todos eles quebraram paradigmas.
- E foram presos?
 - Claro que não. Por que seriam presos?
- Ora, por quebrarem para-brisas...
- Não é para-brisa, sua anta. É paradigma.
- Ah! E quebrar paradigma deixa as pessoas famosas?
- Estes, certamente ficaram famosos, porque tiveram talento e sabiam o que estavam fazendo. Acreditaram em si mesmos. O grande problema da quebra de um paradigma é fazer os outros acreditarem neles, daí a importância da persistência..
- Mas, afinal, o que é quebrar um paradigma?
- Paradigma é uma norma, um padrão, uma crença que a sociedade tem como verdade incontestável. De vez em quando, na História, surgem algumas pessoas que apresentam algo diferente, que lutam para modificar esses tabus e quando conseguem, diz-se que quebraram um paradigma.
 - E quais paradigmas esses aí quebraram?
- Einstein revolucionou todos os velhos conceitos da Física, com a sua Teoria da Relatividade. Santos Dumont é nada menos que o Pai da Aviação (pelo menos para os brasileiros) e Coco Chanel mudou para sempre a moda feminina, acabando com os espartilhos e permitindo às mulheres o uso das calças compridas e cabelos curtos, entre outras coisas. Isso, considerando os séculos anteriores não foi pouca coisa.
- Mas eu nunca conseguirei realizar proezas como essas...
- Estou falando de grandes personagens da História, mas todos os dias, em todos os lugares, pequenos paradigmas são quebrados e às vezes nem se percebe.
- Tio, dá uma ideia aí: que para-brisa, digo, paradigma eu poderia quebrar? Me deu uma vontade agora de também ficar famosa!. 
- Bom, limpar os ouvidos já seria um bom começo...

03/06/10



COISAS DO TIO GU            (A PEC da Felicidade)

- Tio Gu, você viu que o Congresso Nacional está discutindo uma emenda à Constituição sobre a Felicidade?
- Vi. Você não acha bom?
- Não sei o que eu acho. Não entendi muito bem a causa dessa emenda. Você pode me explicar?
- O Senado brasileiro está discutindo uma emenda constitucional que visa  acrescentar o termo “ a busca pela felicidade” ao artigo 6º  da Constituição que assegura a todos os brasileiros alguns direitos sociais como  saúde, educação, trabalho, moradia, lazer, etc. Entendeu?
- Ainda não. Este artigo 6º já não assegura esses direitos sociais?
- Assegura, mas a proposta da emenda é fazer com que o Estado seja responsável  por fazer cumprir todos esses direitos. É mais uma chamada à reflexão por parte da sociedade, assim como já fizeram os Estados Unidos, a Coréia do Sul, o Japão, a África do Sul...
- Tio, cada vez que você cita várias coisas entre vírgulas assim, eu já fico esperando você perguntar: - “o que todos esses tem em comum?” e aí me desconcentro... Mas essa “busca pela felicidade” é um conceito muito amplo Como a Constituição vai saber o que me deixa feliz? De repente, sonegar impostos pode deixar o brasileiro extremamente feliz. E aí, quem poderá puni-lo, se ele invocar o 6º artigo? E se roubar ou matar para alguém for a sua busca da felicidade? Confesso que ainda não entendi qual é a proposta.
- Você não entendeu porque ainda não aprendeu a pensar. Talvez o que se pretenda seja discutir porque justamente o mais importante artigo da nossa Constituição tenha sido o mais negligenciado por todos os governos brasileiros até agora. Talvez porque seja a hora de fazer o Governo entender que não basta o Brasil tentar buscar o seu lugar junto às grandes potências, se esquecendo que cada brasileiro também tenha o direito à mesma aspiração pessoal.
- Como a livre iniciativa, o empreendedorismo, essas coisas?
- Também. Por enquanto a proposta é justamente a discussão, como essa, que estamos tendo agora.
- Ah, bom. Eu já estava com medo de ter que pagar algum imposto nos dias em que eu amanhecesse com preguiça de buscar a minha felicidade...



03/06/10



COISAS DO TIO GU            (A Nova ortografia)

Peguei o Tio Gu de mau humor ontem. Indignado com umas questões da nova ortografia:
- Você viu que não se escreve mais mini-saia? Agora é minissaia! – Exclamou, com a voz carregada de ironia.
- Sim, Tio. Foi uma das mudanças do novo Tratado entre os países da língua portuguesa. - Respondi orgulhosa por poder informá-lo de algo, pra variar.
- Sim, eu sei disso. O que me espanta é a utilidade dessa mudança!. – Retrucou, destruindo minha ilusão. – Todos os milhões de usuários deste lindo idioma, em vez de estarem discutindo o óxido nítrico (o Tio é obcecado pelo óxido nítrico) ou o nióbio (também pelo nióbio) ou pelo menos a lapidação do estilo literário, pra não sair do tema, agora têm a importante preocupação de memorizar quais as palavras que continuam com o hífen e quais o perderam!
- Que mal fazia o pobre hífen? – Continua, irritado. - Acaso ele deixava a saia mais aberta e agora ela ficou mais discreta?  Tudo bem que a moda muda, que as minissaias de hoje já não são mais como as de antigamente, mas mudar a escrita mudará o conceito?
- E o arco-íris, Tio? Toda vez que olhar pra ele agora vou ficar com uma peninha! Ficou aleijado, o coitadinho.
- Nossa! A vida dos brasileiros nunca mais será a mesma! – Esbravejava, já passando da ironia ao sarcasmo.
- E você vem dizer isso a mim, Tio? Eu estou completamente perdida nessas mudanças. Mesmo loira, com anos de escola e a duras penas, consegui aprender a escapar das armadilhas da nossa ortografia, mas agora, não tenho nem idade e nem paciência para aprender tudo de novo. Tiraram o acento da idéia, do pára, do vôo, você viu? Agora tenho que lembrar disso a cada vez que escrever qualquer coisa.
- Pois é, se gastaram tanta energia com esse estudo tão profundo, porque simplesmente não aboliram o hífen,? Por que não acabaram com o CH, que só o corretor do Word sabe a diferença entre chuchu e xuxu? Aliás, qual a utilidade do CH se já existe o X? E as diferenças entre Z, S e X nas palavras: prezado, casamento, e exame? Não! Em vez disso, mexem no hífen, nos acentos...
 - E a cedilha, Tio? Eu odeio a cedilha! Você já parou pra pensar como a cedilha é caipira? Olha a palavra PAÇOCA, que coisa ridícula! Podia ser PASSOCA, que além de ser mais chique fica até mais macia de ler. Diga lentamente: passoca. Não te parece mais doce que paçoca? Paçoca parece que tem umas palhas no meio, não sei. Parece doce genérico! E a palavra calção, então: não parece que sobra uma coisa pendurada aí? Podia ser calssão. Fica mais grosso, mais encorpado...
- Pois é. – Interrompeu impaciente. (O Tio sempre me interrompe, como se eu só dissesse asneira!) - Se o S fosse só S e o X fosse só X sobraria mais tempo pra pensar em coisas mais importantes, mas talvez seja justamente esse o X da questão.

26/05/10



COISAS DO TIO GU            (A Pronúncia)

- Tio, como é o nome daquele cara lá do Irã?
- Quem? O Ahmadinejah?
- É esse mesmo Como se pronuncia o nome dele? Eu nunca consigo.
- Quando uma palavra é longa ou estrangeira, é só dividi-la em partes. Como o H neste caso tem o som de R, ficaria assim: Arrma-jine-darr
- Ah! Entendi! – A gente diz o R como se tivesse um pigarro na garganta, né? Arrrma... Arrma-jine- darr... Entendi.  - Credo, Tio! Agora que reparei: o homem é bélico até no nome! Arrma... Falando nisso, por que aquele povo árabe é tão briguento, hein?
- Não existe um povo briguento. Existem povos interessados na guerra por diversos motivos, como para defender suas riquezas ou para se apropriar das riquezas alheias, por exemplo. Mas você está generalizando e inclusive se equivocando, quando diz “aquele povo árabe”, porque os iranianos não são árabes.
- Não? Eu pensava que todos esses muçulmanos fossem árabes.
- Os iranianos são os antigos persas. Não se lembra de ter estudado sobre a Pérsia? E existem os turcos, que também não são árabes. Nem os curdos. E você está confundindo etnias com religião. São muçulmanos todos aqueles que seguem o Islã, a religião fundada por Maomé. Não tem nada a ver com o fato de serem árabes e nem de serem nativos do Oriente Médio.
- Nossa! Não sabia disso. Mas que esse Ahmajinedah é briguento, é. Não vê na televisão as coisas que ele diz? E o que o Brasil tem que ficar bajulando ele?
- O Brasil tem interesses comerciais, assim como qualquer outro país. Ou talvez esteja preparando a opinião pública internacional para quando for a bola da vez. Quando tiver que defender suas reservas de petróleo ou o seu nióbio...
- Ah, Tio, lá vem você outra vez com esse nióbio! Eu só queria saber como se pronuncia o nome do homem!...

 22/05/10




COISAS DO TIO GU                        ( A Bula)

- Tio, o que é Diclofenaco?
- É um antiinflamatório não esteróide, que controla a inflamação e reduz a dor, da mesma classe que o ibuprofeno e o ácido salicílico...
- Ah, esse ácido aí é aquele que você me disse um dia que vem do Salgueiro, né? É a popular Aspirina. Tem o nome de salicílico por que o nome científico do Salgueiro é Salix-não-sei-o-quê. Lembro vagamente dessa conversa. Você até me assustou quando disse que estudos recentes alertam para o aumento do risco em mais de 40% de infartos e AVC por causa do uso prolongado dessa substância...
- Mas por que você quer saber sobre o Diclofenaco?
-É por causa de um antiinflamatório que vou começar a tomar hoje por conta de uma tendinite. Na bula está escrito que é contra indicado nos casos de reação alérgica a esse tal de Diclofenaco e um tal de propilenoglicol, que nem sei que disgrama é essa. Como vou saber se sou alérgica a essas coisas, se nem sei o que são?
- Mas o seu médico não lhe perguntou se você tem asma, problemas de estômago, rinite, essas coisas?
- Perguntou. E eu respondi que não tenho nada, exceto as narinas constantemente entupidas o tempo todo, mas não deve attrapalhar em nada, já que receitou. Mas também nunca tinha tomado nenhum desses palavrões aí da bula. É a primeira vez que tomo conhecimento disso. Como esse Propilenoglicol! Jesus! O que é isso? Nunca vi esse sujeito na minha vida!...
- Você, com certeza, já teve contato com ele, sim.- Propilenoglicol é um composto orgânico, que serve como hidratante na fabricação de medicamentos, assim como nos cosméticos, nos perfumes, nos corantes alimentícios e em muitas outras coisas.
- Então, quando alguém tem alergia a algum medicamento, pode ser só por causa dele e não pelo remédio em si?
- Sim, por ele ou por algum outro componente que esteja envolvido na fabricação.
- Ta, digamos que uma dessas coisas aí me provoque uma reação alérgica. Como vou saber? Quais são os sintomas? Não me diga que tem o tal do rash cutâneo, pelo amor de Deus!
- Não entendi. O que tem o rash cutâneo com a estória?
- Nada não, tio. É que isso me lembrou uma situação hilária que me aconteceu uma vez, justamente por falta de informação. Passei o maior vexame por causa dele. Mas em outra hora te conto. Tenho que ir agora...

22/05/10



COISAS DO TIO GU       ( cont. de: A Bula)

- Fiquei curioso com a estória do rash cutâneo. O que aconteceu que te deixou tão envergonhada?
- Tio, veja só: um dia eu fui ao médico por causa de uma infecção na garganta e ele me receitou um antibiótico. Disse para informá-lo se algum sintoma estranho acontecesse. Uns três dias depois eu liguei pra ele e contei que surgiram umas manchas avermelhadas na minha pele e perguntei se isso era grave. Ele perguntou se a pele, debaixo dessas manchas estava um pouco elevada e eu disse que sim. Aí ele respondeu: - é um rash cutâneo. E eu, simplória, respondi: - não, doutor, a minha pele não rachou não, tem só as manchas mesmo.-  Nunca vou esquecer o som abafado do risinho dele no telefone. Resumindo a estória: me mandou voltar ao consultório e trocou o antibiótico. Tio, só porque ele riu é que fui desconfiar do mico. Se ele tivesse se controlado um pouco, até hoje eu ia achar que rash cutâneo é quando a pele racha, como no frio.
- Esses termos são usados para resumir todo um quadro. Por exemplo, ao invés de se dizer: manchas avermelhadas, semelhantes a lesão, com pequena elevação na pele, se diz: rash cutâneo ou exantema.  Assim como nos quadros onde ocorre um aumento do volume de urina, se diz poliúria. Na sensação de sede em demasia se diz polidpsia, e assim por diante.
- Ah, ta. Quer dizer então que se eu chegar num bar e disser: - Garçon, estou com polidpsia.- ele já deve entender que eu que preciso tomar água urgentemente?
- Deveria. Assim como seus amigos deveriam entender quando você tomar muita cerveja e na volta do banheiro disser: - Aí, gente, demorei? Foi por causa da poliúria!!

 16/05/10



COISAS DO TIO GU     (O Colesterol)

Gosto muito do meu tio Gu, como já disse, e também já disse que às vezes ele me dá nos nervos quando resolve curtir com a minha cara, mas o que mais me irrita nele é quando me diz as coisas pela metade. Sabe quando as pessoas te despertam o interesse e depois  te deixam falando sozinho? Ele é bem assim. Outro dia ele me fez a seguinte pergunta:
- Você sabe o que a laranja, a berinjela, e o feijão tem em comum?
- Sei lá! Em mim os três mexem pra caramba com os gases. É isso? Acertei?
- Os três melhoram o colesterol. – responde calmamente.
- Mas então, tudo o que altera os gases intestinais é bom pro colesterol? – Perguntei intrigada... Não respondeu.
- Pensando bem, agora me lembrei que certa vez um médico me disse que a caminhada melhora o colesterol e quando perguntei porquê,  ele me respondeu que também não sabia, disse que é um achado da medicina. Então ta explicado: a caminhada deve mexer com os gases intestinais e por isso melhora o colesterol – continuei, entusiasmada. Mas novamente o silêncio.
- Mas o que tem a ver o colesterol com os gases? Não é a gordura que interfere nele? – E as artérias entupidas e tal..?!
- O colesterol adquirido na alimentação é só cerca de 30% do total. Quase 70% dele é produzido pelo nosso próprio organismo.  – interrompe, já saindo, como se não tivesse ouvido nada do que falei. E eu, atrás dele:
- Sim, mas o que isso tem a ver com os gases? – Agora já impaciente.
- Tio, me responde. – Tio, volta aqui! – Tiiiiiioooo...

05/05/10




COISAS DO TIO GU     (O Risco do Francisco)

- Você sabe o que é Nióbio? – me pergunta o tio Gu.
- Não, nunca ouvi falar - respondo, curiosa. (E ele sabe que sou).
- Nióbio é um metal muito utilizado nas indústrias espacial e nuclear, na         construção de oleodutos e gasodutos, abertura de campos de extração de petróleo, na indústria automobilística, instrumentos cirúrgicos de última geração, aparelhos de ressonância magnética e até na produção de aceleradores de partículas. Bem coisa do século XXI, responde orgulhoso.
- Vixi!! Tudo isso  e eu nunca tinha ouvido falar? –
. É. E  hoje o nióbio é tão essencial quanto o petróleo, e ainda  mais raro! –
- E você sabe quem é o maior produtor mundial de nióbio:? –
- Não faço idéia. Deve ser um desses paises do 1 mundo-
- É nóis, fia. O Brasil já responde por 93,3% (dados do BNDS) da produção mundial, sendo que a maior jazida de nióbio, que está em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, (fronteira da Colômbia e Venezuela, dentro da Reserva Biológica dos Seis Lagos) ainda nem foi explorada!. Já pensou?
- Estados Unidos, Japão e Europa são 100% dependentes do nióbio brasileiro, mas são eles que determinam o preço de compra - continua, inconformado (às vezes meu tio Gu exagera um pouco, não dá muito pra confiar nas coisas que ele fala, mas continuo a conversa).
- Mas, se somos os maiores produtores, quase os únicos, isso é bom pra nós, não é? – pergunto, ingenuamente. - O senhor não fica feliz?
- Feliz e preocupado, responde ele-  (e já me arrependo da pergunta).
- Se já invadem países por causa do petróleo, imagine pelo nióbio!, diz ele apavorado. (Coitado do tio! Agora viajou. É muita informação...)




05/05/10


COISAS DO TIO GU      (O Italiano)

Gosto muito de conversar com meu tio Gu. Todos os dias ele me ensina alguma coisa. Mas de vez em quando ele me dá nos nervos. Sabe aquele que zoa com a sua cara? É ele. Um dia desses cheguei pra ele toda contente:
- Tio, estou aprendendo italiano! É fácil, porque é só acrescentar um E no final dos verbos, tipo, amar é amare, cantar é cantare... – Sim, e arrotar é arrotare, complementa. – Isso mesmo!, concordo,  – Errado, diz ele – Arrotare é afiar, amolar. – Ai, tio, não amola! Me deixa continuar. - Tem umas coisinhas que a gente tem que decorar, por exemplo: gl juntos tem o som de lh, como em figlio, que é filho, e gn é nh, como em giugno, que é junho -  Sim, só que lá na Itália, seu figlio, se for cagnoto, terá que ter porte de armas, porque cagnoto é capanga, jagunço.-
- Mas isso é o cúmulo, você ta de birra comigo, pensa que todo mundo é burro! E tenho dito!  – Cumulo é monte, birra é cerveja, burro é manteiga  e dito é dedo -
– Ai, tio, basta, não vou mais ficar aqui!! – Não, nipotina, basta é alinhavo,  mais é milho, e quanto ao ficare, nem me atrevo!...

02/05/10